Regulamento (FIBA)
· quipe
- Existem duas equipes que são compostas por 5 jogadores cada (em jogo), mais 7
reservas.
· Início
do jogo – O Jogo começa com o lançamento da bola ao ar, pelo árbitro, entre
dois jogadores adversários no círculo central e esta só pode ser tocada quando
atingir o ponto mais alto. A equipe que não ganhou a posse de bola fica com a
seta a seu favor.
· Duração
do jogo – Quatro períodos de 10 minutos de tempo útil cada (Na NBA, são 12
minutos), com um intervalo de meio tempo entre o segundo e o terceiro período
com uma duração de 15 minutos, e com intervalos de dois minutos entre o
primeiro e o segundo período e entre o terceiro e o quarto período. O cronómetro
só avança quando a bola se encontra em jogo, isto é, sempre que o árbitro
interrompe o jogo, o tempo é parado de imediato.
· Reposição
da bola em jogo - Depois da marcação de uma falta, o jogo recomeça por um
lançamento fora das linhas laterais, excepto no caso de lances livres. Após a
marcação de ponto, o jogo prossegue com um passe realizado atrás da linha do
campo da equipa que defende.
· Como
jogar a bola - A bola é sempre jogada com as mãos. Não é permitido andar
com a bola nas mãos ou provocar o contato da bola com os pés ou pernas. Também
não é permitido driblar com as duas mãos ao mesmo tempo.
· Pontuação
- Um cesto é válido quando a bola entra pelo aro, por cima. Um cesto de campo
vale 2 pontos, a não ser que tenha sido conseguido para além da linha dos 3
pontos, situada a 6,25 m (valendo, portanto, 3 pontos); um cesto de lance livre
vale 1 ponto.
· Empate
– Os jogos não podem terminar empatados. O desempate processa-se através de
períodos suplementares de 5 minutos.Exceptuando torneios cujo regulamento
obrigue a mais que uma mão, todos os clubes de possíveis torneios devem
concordar previamente com o regulamento. Assim como jogos particulares, após o
término do tempo regulamentar se ambas as equipas concordarem podem dar a
partida por terminada.
· Resultado
– O jogo é ganho pela equipa que marcar maior número de pontos no tempo
regulamentar.
· Lançamento
livre – Na execução, os vários jogadores, ocupam os respectivos espaços ao
longo da linha de marcação, não podem deixar os seus lugares até que a bola
saia das mãos do executante do lance livre (A6); não podem tocar a bola na sua
trajectória para o cesto, até que esta toque no aro.
· Penalizações
de faltas pessoais – Se a falta for cometida sobre um jogador que não está
em acto de lançamento, a falta será cobrada por forma de uma reposição de bola
lateral, desde que a equipa(e) não tenha cometido mais do que 4 (quatro) faltas
coletivas durante o período, caso contrário é concedido ao jogador que sofreu a
falta o direito a dois lances livres. Se a falta for cometida sobre um jogador
no acto de lançamento, o cesto conta e deve, ainda, ser concedido um lance
livre. No caso do lançamento não tiver resultado cesto, o lançador irá executar
o(s) lance(s) livres correspondentes às penalidades (2 ou 3 lances livres,
conforme se trate de uma tentativa de lançamento de 2 ou 3 pontos).
· Regra
dos 5 segundos - Um jogador que está sendo marcado não pode ter a bola em
sua posse (sem driblar) por mais de 5 segundos.
· Regra
dos 3 segundos - Um jogador não pode permanecer mais de 3 segundos dentro
da área restritiva (garrafão) do adversário, enquanto a sua equipe esteja na
posse da bola.
· Regra
dos 8 segundos - Quando uma equipa ganha a posse da bola na sua zona de
defesa, deve, dentro de 8 segundos, fazer com que a bola chegue à zona de
ataque.
· Regra
dos 24 segundos - Quando uma equipe está de posse da bola, dispõe de 24
segundos para a lançar ao cesto do adversário.
· Bola
presa – Considera-se bola presa quando dois ou mais jogadores (um de cada
equipa pelo menos) tiverem uma ou ambas as mãos sobre a bola, ficando esta
presa. A posse de bola será da equipe que tiver a seta a seu favor.
· Transição
de campo – Um jogador cuja equipe está na posse de bola, na sua zona de
ataque, não pode provocar a ida da bola para a sua zona de defesa (retorno).
· Dribles
- Quando se dribla pode-se executar o n.º de passos que pretender. O jogador
não pode bater a bola com as duas mãos simultaneamente, nem efectuar dois
dribles consecutivos (bater a bola, agarrá-la com as duas mãos e voltar a
batê-la).
· Passos
– O jogador não pode executar mais de dois passos com a bola na mão.
· Faltas
pessoais – É uma falta que envolve contacto com o adversário, e que
consiste nos seguintes parâmetros: Obstrução, Carregar, Marcar pela retaguarda,
Deter, Segurar, Uso ilegal das mãos, Empurrar.
· Falta
antidesportiva – Falta pessoal que, no entender do árbitro, foi cometida
intencionalmente, com objectivo de prejudicar a equipa adversária.
· Falta
técnica – Falta cometida por um jogador sem envolver contacto pessoal com o
adversário, como, por exemplo, contestação das decisões do árbitro, usando
gestos, atitudes ou vocabulário ofensivo, ou mesmo quando não levantar
imediatamente o braço quando solicitado pelo árbitro, após lhe ser assinalada
uma falta.
· Falta da
equipe – Se uma equipa cometer num período, um total de quatro faltas, para
todas as outras faltas pessoais sofrerá a penalização de dois lançamentos
livres.
· Número
de faltas – Um jogador que cometer cinco faltas está desqualificado da
partida.
· Altura do aro - A altura do aro até o
solo é de 3,05 metros.
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