segunda-feira, 27 de agosto de 2012

SÃO PAULO - Uma alegre reunião de amigos para um almoço no Clube Pinheiros, em São Paulo, marcou o aniversário de um dos maiores feitos da história do esporte brasileiro: os 25 anos da vitória da seleção brasileira masculina de basquete sobre os Estados Unidos nos Jogos Pan-Americanos de Indianápolis (120 a 115).



Oscar faz a festa ao lado de Pipoka - Acervo/Reuters
Acervo/Reuters
Oscar faz a festa ao lado de Pipoka
Esta foi a primeira derrota em casa da história do basquete norte-americano e o início de uma fase de mudanças no esporte daquele país que culminou na formação do Dream Team de jogadores da NBA na Olimpíada de 1992.
O pivô Oscar Schmidt foi ausência sentida no evento - ele não pôde comparecer porque estava nos Estados Unidos - mas o restante do grupo estava lá, inclusive o técnico Ary Vidal e seu assistente na época, José Medalha, mais o capitão Marcel. O trio fez companhia a Paulinho Villas Boas, Gerson, Pipoka, Rolando, Cadum, Guerrinha, Silvio, Israel, André e Mauri.
Os ex-atletas e integrantes da comissão técnica ganharam da Confederação Brasileira de Basquete (CBB) uma placa comemorativa pelas "bodas de prata" do título pan-americano e a maioria fez questão de comparecer usando o anel presenteado por Oscar a todos os jogadores por ocasião do aniversário de 20 anos da conquista. 
         Brasil x EUA - Basquete - Final do Pan 1987 - NA ÍNTEGRA - PARTE 01

         Brasil x EUA - Basquete - Final do Pan 1987 - NA ÍNTEGRA - PARTE 02

         Brasil x EUA - Basquete - Final do Pan 1987 - NA ÍNTEGRA - PARTE 03 

     Brasil x EUA - Basquete - Final do Pan 1987 - NA ÍNTEGRA - PARTE 04 

      Brasil x EUA - Basquete - Final do Pan 1987 - NA ÍNTEGRA - PARTE 05

             Brasil x EUA - Basquete - Final do Pan 1987 - NA ÍNTEGRA - PARTE 06 

 Brasil x EUA - Basquete - Final do Pan 1987 - NA ÍNTEGRA - PARTE 07

 

            Brasil x EUA - Basquete - Final do Pan 1987 - NA ÍNTEGRA - PARTE 08 

                Brasil x EUA - Basquete - Final do Pan 1987 - NA ÍNTEGRA - PARTE 09

             Brasil x EUA - Basquete - Final do Pan 1987 - NA ÍNTEGRA - PARTE 10 

domingo, 26 de agosto de 2012

No próximo dia 29 de agosto, quarta-feira, começarão os Jogos Paraolímpicos de Londres, indo até o dia 9 de setembro. E, assim como nos Jogos Olímpicos, a bola também sobe nas quadras, porém com os jogadores em cadeira de rodas.



O basquete em cadeira de rodas teve sua primeira partida oficial em 1946, nos Estados Unidos. Em Paraolimpíadas, a disputa masculina está presente desde a primeira edição dos Jogos em 1960, na cidade de Roma. Já a competição feminina entrou apenas em 1968, em Tel Aviv.

As regras do basquete em cadeira de rodas são bem similares às da modalidade tradicional em relação à pontuação, altura da cesta, dimensões da quadra e quantidade de jogadores em cada time. A diferença principal está em seu modo de jogo. Só é permitido ao elenco dar dois toques na cadeira para se movimentarem. Após isso, é necessário quicar, passar ou arremessar a bola.

A competição começará no dia 30 e terminará apenas no penúltimo dia de evento. Na categoria masculina, serão 12 times, divididos em dois grupos de seis cada. Já na das mulheres, estarão presentes 10 equipes, também separadas em dois grupos, com cinco em cada.


O Brasil será representado nesta modalidade na disputa feminina, estando no Grupo A e tendo como adversários a Austrália, contra quem fará sua partida de estreia; a Grã-Bretanha, dona da casa; a Holanda; e o Canadá. No Grupo B, estão presentes os Estados Unidos, a França, a China, o México e a Alemanha.

No masculino, as seleções serão Espanha, Itália, Estados Unidos, Turquia, Austrália e África do Sul, estas pelo Grupo A; e Grã-Bretanha, Alemanha, Japão, Canadá, Polônia e Colômbia, no Grupo B.

Os quatro primeiros colocados em cada grupo serão classificados para as quartas-de-final, começando, assim, a fase de playoffs da competição.

Mesmo sendo uma modalidade adaptada, o basquete em cadeira de rodas é uma boa opção para quem quiser acompanhar os Jogos Paraolímpicos, pois, além de ser possível aumentar os conhecimentos deste esporte, também poderemos ver exemplos de superação, que ainda com suas deficiências físicas, exibem velocidade, força e estamina, aliados à habilidade com a bola e à capacidade de tomar decisões rápidas e precisas dentro de quadra.

Aquecimento do Basquete Brasileiro em Foz do Iguaçu


sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Kobe Bryant diz que jogo em que marcou 81 pontos teve pizza como “combustíve



Atletas tem vidas regradas, dietas rígidas e precisam se sacrificar para atingirem seus melhores resultados. Mas nem sempre é assim. Prova disso é um causo contado pelo astro da NBA Kobe Bryant. Mais de seis anos depois de ter feito 81 pontos em uma partida do Los Angeles Lakers contra o Toronto Raptors, ele disse que aquela performance teve pizza como combustível.
Em uma coluna para o site Village.com, em que escreveu sobre saúde, ele relatou: “Eu apenas comecei a pensar em nutrição há uns poucos anos. Eu passei a ter menos energia e me sentia meio cheio. Então me dei conta: ‘Kobe, você não tem mais 25 anos’. Uma vez eu comi uma pizza de pepperoni antes de marcar 81 pontos”.
Seu recorde pessoal, estes 81 pontos foram marcados em janeiro de 2006, contra os Raptors, quando o armador tinha 27 anos. Ele só não bateu a marca de Wilt Chamberlain, que fez 100 pontos contra o New York Knicks em 1962. E aí, internauta, você acha que conseguiria comer uma pizza e ir para a quadra?
Reveja os 81 pontos de Kobe naquela noite: 






Equipe sub-19 de basquete enfrenta o Vasco em sua estreia nos playoffs do Estadual


Primeiro jogo da melhor de três será sexta-feira, às 20h, na Gávea 



A equipe juvenil (sub-19) de basquete do Flamengo estreia nessa sexta-feira (24.08) nos playoffs do Campeonato Estadual da categoria. O time rubro-negro enfrenta o Vasco, às 20h, no ginásio Hélio Mauricio, na Gávea, pela primeira partida da melhor de três das quartas-de-final. Segundo colocado na fase classificatória, o time carioca tem 13 vitórias e só três derrotas na competição.

O segundo jogo acontece na segunda-feira (27.08), às 18h, na Associação dos veteranos, na Tijuca, e o terceiro, se necessário, dia 31.08, na Gávea.
 
As outras equipes de base do clube também entram em quadra contra o Vasco neste final de semana, pelo Estadual. O sub-17 ocupa o terceiro lugar na tabela da competição com 27 pontos e joga no próximo domingo (26.08), às15h30, na ABVRJ.
 
Já o time sub-15 é o líder invicto da competição, com 26 pontos e também enfrenta a equipe cruzmaltina, no domingo (26.08), às 17h, no mesmo local. O sub-13 é líder na classificação e  joga sábado (25.08), às 12h.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Huertas não pensa em 2016: 'Foco é conquistar vaga no Mundial'

jogador elogia permanência de Magnano e diz que é preciso manter a base

O basquete masculino brasileiro tem tradição em grandes competições. Mas os maiores feitos aconteceram há mais de 45 anos: a seleção é bicampeã mundial em 59 e 63, além de três medalhas de bronze nos Jogos Olímpicos, Londres, em 1948, Roma, em 1960, e Tóquio, em 1964.
Depois de voltar a disputar as Olimpíadas após 16 anos de ausência, a seleção agora busca retomar o caminho das vitórias nos Jogos do Rio de Janeiro, em 2016. Mas antes a equipe vai tentar a classificação para o Mundial de 2014, que será disputado na Espanha. Os classificados do continente para o Mundial serão definidos na Copa América, de 2013, na Venezuela. E essa deve ser a prioridade do time, na opinião do armador Marcelinho Huertas.
- Primeiro a gente tem que pensar na Copa América do ano que vem. Fazer um bom papel no torneio. Acredito que a base deve ser a mesma da Olimpíada, mas tudo depende do ponto de vista do Rubén Magnano. É uma base muito forte e que se conhece muito bem e isso facilita o trabalho dele. O foco principal é fazer uma boa Copa América e classificar para o Mundial de 2014.

Venezuela é escolhida como sede da Copa América de Basquete de 2013


jogos serão realizados no segundo semestre do próximo ano, em Caracas 




A Venezuela receberá em 2013 o torneio que definirá as quatro seleções das Américas que vão disputar o Mundial de Basquete de 2014, na Espanha, de acordo com o presidente da Federação Venezuelana de Basquete (FVB), Carmelo Cortez. O país foi escolhido depois que a Argentina desistiu de receber o evento. Os jogos serão realizados na capital Caracas.
As quatro vagas para o Mundial masculino serão disputadas pelas seleções de Brasil, Argentina, Uruguai e a anfitriã Venezuela, pela América do Sul; República Dominicana, Porto Rico, Panamá e Jamaica, pela América Central e Caribe; e Canadá na América do Norte. Os EUA, atuais campeões mundiais, não vão disputar o torneio organizado pela FIBA Americas, que acontece no segundo semestre de 2013.

Marcelinho diz adeus: 'Sinto orgulho desses 15 anos que defendi o Brasil'

Ao longo de 15 anos, Marcelinho defendeu a seleção em 244 partidas e anotou 3.408 pontos.

Com 244 partidas disputadas e 3.408 pontos anotados com a camisa 4, o ala do Flamengo se despede da seleção com o sentimento do dever cumprido.        




quarta-feira, 22 de agosto de 2012

História do basquete no Brasil


A prática do basquete no Brasil começou quando o norte-americano Augusto Shaw introduziu o esporte na Associação Atlética Mackenzie de São Paulo, em 1896.
No Rio de Janeiro, teriam acontecido, em 1912, os primeiros jogos de basquete, na rua da Quitanda, com o América Football Club tendo sido o primeiro clube carioca a introduzir o esporte nesta cidade, incentivado por Henry J. Sims, diretor da Associação Cristã de Moços.

posições de cada jogador de basquete

As posições variam de acordo com a jogada e o momento. Quando o time está na defesa, suas posições são:

  GUARDA - Sua principal meta é impedir a jogada com os pivôs (ataque) e disputar os rebotes. Geralmente são dois, o direito e o esquerdo.

  PIVÔ - Ele marca o armador central, impedindo os arremessos de três e a infiltração do mesmo e outros companheiros do time adversário. Na maioria das vezes é apenas um deixando os alas mais avançados.

  ALAS - Marcam os armadores direito e esquerdo ou os alas direito e esquerdo, impedido o arremesso e a infiltração. Difícilmente menos ou mais de duas pessoas.

  Quando no ataque, suas posições se alternam para:

  ARMADOR
 - É como o cérebro da equipe. Planeja as jogadas e geralmente começa com a bola.

  ALAS - Jogam pelos cantos. A função do ala muda bastante. Ele pode ajudar o armador, ou ter uma posição mais ofensiva, fazendo pontos.

  PIVÔS - são, na maioria das vezes, os mais altos. Com a sua altura, pegam muitos rebotes, fazem muitas enterradas e bandejas.